Sorriso, Mato Grosso, Brazil

Mito ou verdade?

Mito ou verdade:  A dieta da proteína é eficiente?

Algumas pessoas perdem peso cortando carboidratos. Porém, essa dieta não pode ser seguida por muito tempo, para não sobrecarregar os rins. Além disso, nosso organismo precisa de todos os nutrientes, incluindo os carboidratos.








Mito ou verdade: Pão integral tem menos calorias que o pão branco?

Mito. Possui as mesmas calorias e às vezes até mais. Mas mesmo assim, são mais vantajosos por apresentarem vitaminas, minerais e fibras.












Mito ou verdade: comer gelatina aumenta a produção de colágeno e previne a flacidez?

MITO: o consumo de gelatina não aumenta a produção de colágeno, portanto, não é indicado para prevenir ou combater a   flacidez. A gelatina é uma fonte pobre de aminoácidos (parte integrante das proteínas). Dentro do organismo, vai se juntar a outros aminoácidos e ser absorvida como proteína, não necessariamente como colágeno.








Mito ou verdade: Antibiótico acaba com o efeito da pílula anticoncepcional?


Os antibióticos podem inibir o efeito da pílula anticoncepcional, porém não são todos que têm esse poder, e nem sempre isso acontece. A pílula anticoncepcional, para ter eficácia, deve sofrer reabsorção no intestino por meio de algumas bactérias.




Mito ou verdade: Faz mal ingerir carnes ou peixes durante a gravidez?

Deve ser evitado, pois a gravidez é uma situação de cuidado especial. Comidas cruas são de fácil contaminação e se não tiverem cuidados higiênicos podem desencadear doenças de origem alimentar como alergias e intoxicações.












Mito ou verdade: Beber água em excesso faz mal ao organismo?
Se você precisar tomar antibiótico junto com o anticoncepcional, não arrisque: é melhor usar camisinha!


Sim. Grandes volumes de água podem levar a um desconforto gastrointestinal, que inclui vômitos. Além disso,podem ocasionar hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue), que pode levar à morte.













Mito ou verdade: É melhor comer fruta com casca?













Mito ou verdade: Verduras congeladas perdem o seu valor nutritivo?












Mito ou verdade: Cafeína acelera o metabolismo?











Mito ou verdade:guardar banana na geladeira é prejudicial a saúde?







Mito. A bana é uma fruta que amadurece muito rapidamente, e que pode ser conservada na geladeira para retardar esse processo num período de 3 a 5 dias.






Mito ou verdade: comer assistindo TV engorda?
Verdade. A TV nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. As refeições devem ser realizadas em lugares calmos e os alimentos devem ser mastigados lentamente, para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.













Mito ou verdade: dormir pouco engorda?



Verdade. A redução de horas de sono desencadeia mecanismos que estimulam a glândula suprarrenal a produzir mais cortisol, um dos hormônios que aumentam em situações de estresse. Dessa forma, o cortisol prepara o organismo para o perigo iminente e, para tanto, ajuda a acumular gordura, em especial gordura abdominal, que é a mais maléfica para a saúde.


















Mito ou verdade: cochichar não faz mal, pois ajuda a poupar a voz?


Mito. Geralmente, as pessoas acreditam que cochichar é uma forma de economizar a voz e poupá-la de um uso em excesso e abusivo. Mas esse é um grande equívoco. O cochicho, assim como o sussurro e o grito são abusos vocais, pois causam um esforço muito grande para a musculatura envolvida na produção da voz. Quando estamos falando, as pregas vocais se aproximam e vibram com o fluxo de ar. Quando cochichamos, elas ficam "meio abertas e meio fechadas" dificultando a vibração. Além disso, toda a musculatura faz um grande esforço para controlar o fluxo de ar. Por isso, lembre-se: cochichar faz com que você force sua voz e pode trazer consequências à sua saúde vocal.
Vale a dica: Se precisar, fale baixo, mas evite cochichar! Quando falamos baixo apenas diminuímos a intensidade da voz sem provocar o abuso vocal que o cochicho causa.






Mito ou verdade: A semente do maracujá pode causar algum mal ao organismo?


Mito. Consumir sementes de maracujá ajuda a combater ou prevenir vermes e fungos, além de melhorar o trânsito intestinal devido à alta quantidade de fibras.


















Mito ou verdade: não posso comer mais de três ovos por semana?


Mito. O aumento do colesterol não está apenas relacionado aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos (o ovo é rico em colesterol). A gordura saturada tem efeito maior em relação à produção de LDL colesterol.


















Mito ou verdade: suco de laranja com beterraba cura anemia?




Mito. A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.










Mito ou verdade: é verdade que não se deve deitar logo após uma refeição?


Mito. Deitar-se logo após uma refeição somente irá acelerar o processo de digestão, pois o organismo concentrará suas atividades no processo digestório. Essa é a razão pela qual sentimos fome quando acordamos.
















Mito ou verdade: salada de frutas tem que ser consumida no mesmo dia para não perder os nutrientes?


Verdade. Só se consegue preservar os nutrientes na hora que você prepara e consome, mas as fibras (que auxiliam no intestino) permanecem nas frutas. O ideal é não só consumir frutas em salada e sim consumir frutas inteiras para garantir uma maior quantidade de vitaminas e minerais.












Mito ou verdade: comer massa à noite engorda?


Mito. Qualquer alimento ingerido em quantidades acima das necessidades individuais ocasionará um aumento do tecido adiposo (gordura), armazenado para a futura utilização como fonte energética.


















Mito ou verdade: comer manga favorece o surgimento  da acne?


Mito. A manga é uma excelente fonte de vitaminas (A, C, complexo B), além de possuir fibras essenciais que contribuem para uma pele saudável. Os alimentos que estimulam o aparecimento da acne são os com alto índice glicêmico (doces, frituras, refrigerantes). Eles elevam a taxa de glicose no sangue, causando a liberação de insulina e de outros hormônios que contribuem para o problema, aumentando a produção de sebo (gordura) na pele.






Mito ou verdade: berinjela é mais calórica que a abobrinha?


Mito. A abobrinha é composta por 94% de água. Isso já é motivo suficiente para justificar sua baixa quantidade de calorias. Uma xícara de chá do vegetal cozido no vapor contém 27 calorias, contra 46 da berinjela.










Mito ou verdade: tomar qualquer tipo de bebida durante as refeições não é bom?
Sim. No entanto, não confie apenas nisso se o seu interesse for a perda de peso. A aceleração provocada pela cafeína é pequena e temporária. A vantagem da cafeína é que ela pode proporcionar um pique extra. Para aqueles que já estão habituados a consumi-la diariamente, não traz efeito algum.

Verduras podem ser congeladas tranquilamente. As propriedades, vitaminas e minerais nao serão perdidos. Porém, o tempo de congelamento para produtos in natura é de 1 mês. Acima disso, os nutrientes podem ser comprometidos.

O melhor é consumir com casca, pois ali que se encontram as maiores concentrações de fibras. Mas devem ser corretamente higienizadas devido à presença de agrotóxicos.


Mito. Até 1 copo de 200ml não atrapalhará na digestão. O recomendado é beber água ou suco de frutas com baixas calorias. Já refrigerantes ou bebidas com gás são ricas em fósforo e, em geral, em cafeína, que prejudicam a absorção do cálcio, do ferro e das vitaminas da refeição.










Mito ou verdade: ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?


Verdade. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.






Mito ou verdade: chá de boldo é bom para o fígado? Melhora a ressaca?


Verdade. O chá de boldo apresenta propriedades desintoxificantes e é recomendado para casos de desconforto digestivo e do fígado. Seu princípio ativo é a boldina, um alcaloide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas. O boldo ajuda na digestão dos alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.








Mito ou verdade: algumas pessoas nasceram para ser obesas?


Mito. A herança genética influencia nas formas e características do nosso corpo, mas isto não significa que a pessoa que herda o gene da obesidade deva ser necessariamente gorda. Afinal, para aumentar de peso, temos que ingerir mais calorias do que queimamos. Para combater a tendência genética é necessário muita disciplina alimentar e atividades físicas frequentes.







Mito ou verdade: fazer exercícios com agasalhos e plásticos enrolados no corpo ajuda no emagrecimento?


Mito. Causa perda exagerada de água e pode provocar desidratação durante o exercício. É importante destacar que suar não indica emagrecer, mas simplesmente perda de água pelo organismo.










Mito ou verdade: beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?




Mito. Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal. 







Mito ou verdade: consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata? 




Verdade. Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.      






Mito ou verdade: margarina é mais saudável que manteiga?


Mito. A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.


Mito ou verdade: o gás do refrigerante ou da água causa celulite?




Mito. O que contribui para celulite é a grande quantidade de açúcar e sódio presentes.








Mito ou verdade: limão afina o sangue?


Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.






Mito ou verdade: cafeína acelera o metabolismo?


Sim. No entanto, não confie apenas nisso se o seu interesse for a perda de peso. A aceleração provocada pela cafeína é pequena e temporária. A vantagem da cafeína é que ela pode proporcionar um pique extra. Para aqueles que já estão habituados a consumi-la diariamente, não traz efeito algum.




Mito ou verdade: comer manga favorece o aparecimento de espinhas?


Mito. A manga é uma excelente fonte de vitaminas (A, C, complexo B), além de possuir fibras essenciais que contribuem para uma pele saudável. Os alimentos que estimulam o aparecimento da acne são os com alto índice glicêmico (doces, frituras, refrigerantes). Eles elevam a taxa de glicose no sangue, causando a liberação de insulina e de outros hormônios que contribuem para o problema, aumentando a produção de sebo (gordura) na pele.




Mito ou verdade: água com açúcar acalma?


Mito. Quando ingerido, o açúcar vai para o estômago, onde é transformado em dois compostos: frutose e glicose. Ele é transformado em uma importante fonte de energia para o corpo, no entanto não tem nenhuma propriedade sedativa sobre o sistema nervoso.





Mito ou verdade: macarrão instantâneo é saudável?


Mito. É uma praticidade que coloca em risco a saúde quando o consumo é diário, pois para o macarrão ficar pronto mais rapidamente ele é pré frito, contendo grandes quantidades de gorduras saturadas e trans. Além disso, os temperos que os acompanham são riquíssimos em sal, que representa a quantidade de sódio diária. Também apresenta muitos conservantes cancerígenos. O ideal é substituir a massa instantânea pelo macarrão tradicional, levará apenas uns minutinhos a mais para ficar pronto e combinado com opções de molhos com baixa gordura (como por exemplo, molhos vermelhos) ficará mais saudável.


Mito ou verdade: os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?


Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem.  Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.







Mito ou verdade: gordura se transforma em músculos?




Mito. São coisas completamente diferentes, mas que podem ser trabalhadas em conjunto. O trabalho aeróbico (caminhada, corrida) é importante para reduzir a gordura corporal, já o trabalho anaeróbico (de peso), possibilita aumentar os músculos. Se o percentual de gordura da pessoa estiver muito elevado, deve-se focar, primeiramente, na redução da gordura. Depois, aumenta-se a massa magra com uma dieta equilibrada e direcionada para perda de peso.





É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada?
 

Verdade. As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.













Mito ou verdade: Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?




                                                                                                                                                                  MITOÉ fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros. 














Mito ou verdade: ficar sem comer emagrece? 


MITOTotalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa. 






Mito ou verdade: Temperar carne vermelha com limão diminui a gordura?


Mito. O limão é riquíssimo em vitamina A, do complexo B e, principalmente, C. Apesar de toda essa gama de nutrientes, a fruta é incapaz de diminuir a gordura presente nas carnes. O suco de limão apenas deixará a carne mais macia, pois a acidez ajuda nas desnatarução das proteínas.








Mito ou verdade: Comer banana reduz cãibra?




Verdade. Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta de potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se esse for o motivo das mesmas. 






Mito ou verdade: Beber água em jejum emagrece?


Mito. A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado por dia é de 2 a 3 litros. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muitos menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.






Mito ou verdade: É verdade que bebida gaseificada pode gerar descalcificação óssea? 


Mito: Existe a crença de que o gás torna o sangue mais ácido, contribuindo para a dissolução gradual da massa óssea. Na realidade, o que ocorre com a ingestão de bebidas gaseificadas é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que, sendo transportado para os pulmões, é trocado por oxigênio. A própria digestão dos alimentos gera a maior parte de dióxido de carbono transportado pelo sangue.










Mito ou verdade: Comer manga com leite faz mal?


Mito. Pode comer à vontade. Essa combinação é muito encontrada e apreciada em molhos, batidas e doces. Sabia que essa história começou na época da escravidão? Foi assim: naquela época o leite era um alimento caríssimo, praticamente uma iguaria. Como os senhores de engenho não queriam que os escravos consumissem o leite e muito menos comessem as mangas da propriedade, inventaram este mito que é passado de gerações em gerações até os dias de hoje. Não se preocupe!Manga com leite não causa indigestão e nem faz mal.



Mito ou verdade: Jantar muito tarde provoca sono agitado? 





A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O estômago, então, fica pesado e chega a incomodar. Já uma refeição com baixo teor de gordura, leva duas horas para ser digerida e assim não influencia o sono, com isso terá uma noite tranquila.






Mito ou verdade: cabelos lisos que caem podem nascer crespos?


Ao longo da vida, o cabelo passa por diversas mudanças. Algumas pessoas tinham cachinhos quando crianças e depois ficaram com os cabelos lisos. Outros tinham o cabelo bem liso, mas, depois de um corte bem rente, ficaram com os fios diferentes. Será que isso realmente acontece ou é mito?

De acordo com a Dra. Fernanda Torres, dermatologista e coordenadora do Centro Diagnóstico em Cabelos do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (IDERJ), é verdade sim, pois alguns processos que acontecem no couro cabeludo, e que causam queda de cabelo, podem alterar a qualidade dos fios e deixá-los crespos quando os fios começam a se formar novamente.
"O contrário também é verdadeiro, no qual o cabelo pode nascer mais liso em algumas condições. Isso acontece porque a aparência geral dos fios é determinada por diversos fatores, como a etnia e o formato do folículo piloso", explica. "Esta estrutura, se atacada por processos inflamatórios, pode sofrer alteração em sua forma, mudando a qualidade e o formato do fio de cabelo. Fatores ambientais, exposição a químicas, a tração e a fricção também podem alterar a qualidade final do fio".
Quando a pessoa corta o cabelo bem rente ao couro cabeludo, o efeito não é exatamente a mudança estrutural do fio, mas sim sua continuidade, dando a impressão de mais grosso. A dermatologista conta: "Como nosso cabelo é mais afilado na ponta, e o desgaste natural dos fios longos muda sua característica original, quando se corta o cabelo muito curto aquele mesmo fio que está emergindo recentemente possui um diâmetro maior que o da ponta. Isso dá a impressão que o fio ‘engrossou’, mas na verdade aquele é o diâmetro original da sua porção mais larga".
No caso da quimioterapia, essa mudança é muito brusca, com queda quase imediata dos fios. Segundo a especialista, isso acontece porque as células que produzem o cabelo se dividem muito rapidamente, absorvendo uma quantidade significativa de quimioterápicos. "Essas medicações agem diretamente na raiz do cabelo e podem causar mudanças estruturais profundas, como deixar os fios mais ralos e ressecados. Porém, a tendência é que eles voltem ao normal depois de um ou dois anos", conta.
Infelizmente, não há nenhuma prevenção específica. "O cuidado diário dos fios com um bom shampoo e uma boa hidratação deixam o cabelo mais resistente, mais forte para passar pelos processos naturais de desgaste, como o sol e vento, e procedimentos estéticos, entre eles escovas, tinturas, alisamentos etc. Algumas alterações hormonais são inevitáveis, como as do início da idade fértil e menopausa", ressalta a Dra. Fernanda.
Ou seja, o cabelo está em constante crescimento e renovação e pode sim mudar sua aparência ao longo da vida. Caso essas alterações sejam percebidas sem causas aparentes é preciso tomar cuidado, porque isso pode significar algum processo interno ou até mesmo uma doença em desenvolvimento. Assim, a medida correta é procurar um dermatologista e, sempre que necessário, fazer uma investigação laboratoria



Mito ou verdade: Gordinhas podem usar xadrez?

Isso depende da escolha que a pessoa faz para decidir pela padronagem que possa valorizar o seu corpo.
Para não criar volume exagerado é ideal que o xadrez seja:


  1. De fundo escuro (não necessariamente preto, mas em cores fechadas);
  2. Que o tema seja pequeno (xadrez miúdo e não os grandes e coloridos)