Sorriso, Mato Grosso, Brazil

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia Mundial da Menopausa

Não tem como escapar. Todas as mulheres vão passar pela menopausa, marcada pelo último ciclo menstrual e que representa o final do período reprodutivo feminino. A partir desse momento, o corpo passa por várias transformações biológicas, principalmente as alterações hormonais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, com o aumento da expectativa de vida e queda da taxa de natalidade observada nos países em desenvolvimento, estima-se que em 2030, 1 bilhão de mulheres estarão na menopausa em todo o mundo. Atualmente no Brasil, 13,5 milhões de mulheres estão no climatério.

Entender melhor o que acontece no seu corpo pode ajudar você a encarar melhor esse momento, procurar orientação médica adequada e controlar os sintomas, como os calores, distúrbios do sono e até mesmo depressão. 



Mitos e verdade sobre a tão temida Menopausa

A reposição hormonal pode ajudar a controlar os sintomas da Menopausa?
Verdade. Nessa fase, a mulher precisa ter muitos cuidados com a saúde, principalmente com os níveis hormonais que causam deficiência de hormônios e consequentemente uma serie de sintomas que precisam ser tratados. Para tratar esses sintomas, a modulação hormonal é o tratamento mais eficaz. Através de exames laboratoriais, pode-se traçar o perfil hormonal da paciente detectando suas necessidades, possibilitando o equilíbrio metabólico para que o paciente atinja um padrão saudável.

Todas as mulheres podem fazer tratamesntos hormonais?
Depende. Os tratamentos de reposição hormonal, muito na moda atualmente, devem ser individualizados de acordo com o perfil da paciente, fazendo-se uma boa história clínica pormenorizada, uma investigação sobre doenças prévias e histórico familiar de doenças tumorais. Quando a terapia de reposição hormonal é realizada no momento adequado pode ser bastante benéfica para a paciente que passa a ter seus riscos de infarto, hipertensão, depressão e derrames diminuídos.
 
A mulher pode engordar quando utiliza hormônios?
Depende. Quando a mulher entra na menopausa, existe a possibilidade de aumentar o peso na fase pré-menopausa, mesmo sem utilização dos hormônios. Atualmente já existem terapias hormonais que podem evitar o aumento de peso relacionado à retenção de líquidos.


Existem formas de retardar a menopausa?
Mito. É preciso ficar bem claro que nem o climatério nem a menopausa são doenças, ambos fazem parte de ocorrências naturais ao longo da vida das mulheres que, ao contrário do que muita gente pensa, devem ser tratados para que a mulher possa ter sua qualidade de vida assegurada. Uma dieta adequada, a prática de atividades físicas e evitar o estresse da vida moderna são medidas higienodietéticas importantes para se assegurar a passagem por esse período com o mínimo de sintomas possíveis.

Depressão, ansiedade, insônia costumam acompanhar a fase?
Verdade. Esses sintomas fazem parte das manifestações psicogênicas sofridas por algumas mulheres nessa fase. Além disso, manifestações neurogênicas (calores e sudorese) e físicas (ganho de peso, doenças cardiovasculares, dislipidemias) são comuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário